e- revista
Economia colaborativa

Você acha que estamos vivendo uma revolução tecnológica? Sim?

Gil Giardelli, em seu livro “Você é o que você compartilha. E-agora: como aproveitar as oportunidades de vida e trabalho na sociedade em rede” (2012), afirma que não. Para ele, a revolução que está rolando por aqui, é de valores morais e sociais. “O poder realmente está nas mãos das pessoas para mudar isso que está aí agora. Sonhadores, utópicos, anarquistas digitais, marxistas do século XXI, tecnoconomistas, greentechs, você, você, você. Estão todos convocados para se juntar ao grupo dos que acreditam e desconfiam que nosso futuro pode ser baseado, de fato, em igualdade, fraternidade e liberdade”.

É fato. A internet está mudando tudo e abrindo caminhos à cultura da colaboração. Se você curte a nossa Fan Page acompanha os diversos projetos de colaboração que nasceram a partir das redes. Com um pouquinho de criatividade, é possível obter grandes resultados e beneficiar muitas pessoas. Conheça alguns projetos e inspire-se:

 

Fleety:

Plataforma para alugar carros de pessoas próximas a você.

 

Tem açúcar?

Uma plataforma de empréstimos e doação de coisas entre vizinhos.

 

Couch Surfing:

Site de hospedagem colaborativa.

 

Teto:

Organização não-governamental que reúne voluntários pra contrução de casas.

 

Webcanvas:

Uma das maiores pinturas digitais de caráter coletivo do mundo. O projeto cria uma imagem digital contínua e indefinidamente inacabada, em que cada colaborador pode usar diferentes ferramentas para criar e também postar imagens.

 

Dia de Doar

Diversas organizações unem-se para realizar ações em um dia do ano específico #diadedoar. O objetivo é promover a cultura da doação no país. Nesse ano, acontece no dia 1 de dezembro.

Para ampliar a sua visão sobre esse tema, tem ainda o documentário Us Now, produzido pela companhia inglesa Banyak. O vídeo traz diversos cases que ilustram o potencial das práticas de colaboração, mediadas pela internet, na promoção de mudanças no mundo que vivemos.

A cada momento, surgem novas e várias ideias, esses são apenas alguns exemplos. Você conhece ou participa de algum outro? Conte pra gente.