e- revista
Rose Quartz e Serenity: cores do ano em 2016

Conheça o poder de cada uma delas e confira dicas de moda com a designer Paula Unfer

 

Todo o ano a Pantone lança as cores que vão ‘pintar’ o cenário mundial. São tons especiais eleitos para serem protagonistas. Você lembra do Marsala no ano passado? Sim? Pois é, a cor fez sucesso na moda, no design, na decoração.

Esse ano, de forma inédita, a Pantone não lançou apenas uma, mas duas cores que vão encantar os nossos olhos: o Rose Quartz (Pantone 13-1520) e o Serenity (Pantone 15-3919). Segundo informações disponíveis no site da empresa, é assim que podemos definir esses dois tons:

Rose Quartz: Um tom persuasivo, mas também suave que transmite compaixão e uma certa compostura.

Serenity: É um tom leve e arejado, como o firmamento do céu azul acima de nós, trazendo alívio e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos.

O processo de escolha desses dois tons inspirou-se no atual contexto cultural.

“Os consumidores buscam o bem-estar e a consciência como antídotos para as tensões modernas, aceitando cores que transmitem psicologicamente a tranquilidade e segurança que são cada vez mais necessárias. Em muitas partes do mundo presenciamos uma indefinição entre os gêneros masculino e feminino, especialmente na moda, que por sua vez impacta as tendências de cores em todas as outras áreas do design. Esta abordagem unilateral da cor coincide com movimentos sociais em relação à igualdade de gêneros e fluidez, com uma maior liberdade do consumidor no uso da cor como uma forma de expressão, com uma geração que tem menos preocupação em ser estereotipada ou julgada e uma troca aberta de informações digitais que abre nossos olhos para diferentes abordagens no uso da cor”, afirma a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman em matéria no site.

Confira no vídeo abaixo mais detalhes:

É fato que as duas cores já estão começando a ganhar espaço. A moda é um dos primeiros segmentos a adotar a tendência. Por isso, você vai ver muito Rose Quartz e Serenity nas vitrines por aí. Prepare-se!

A designer de moda Paula Unfer acredita que o mercado da moda vai explorar as duas cores em peças lisas, com detalhes em rendas, mas principalmente em estampas.

“Estampas que brinquem entre as duas cores e estampas que tragam elas brincando com outras cores. Penso que por se tratar de dois tons suaves, eles se apresentarão brincando com tons mais fortes, principalmente no inverno. Até pensando neste fato, não apresento completa exatidão que estas cores predominarão no inverno tanto quanto a cor Marsala fez sucesso no ano passado, mas a moda muitas vezes nos surpreende, por isso aposto nas estampas”, explica ela.

 

Como combinar?

Segundo Paula, não é nada difícil combinar os dois tons com outras peças.

“O Rose Quartz fica magnífico com branco, jeans (claro ou escuro), preto, e também combina com o Serenity, pois os dois tons suaves se harmonizam e deixam um look muito elegante. Outra proposta é brincar com estampas, como por exemplo: blusa/camiseta Rose Quartz e saia/bermuda com estampa preta e branca”.

(Google Imagens)

“O Serenity é um tom próximo ao jeans, por isso, o jeans estará muito em alta. Ele fica bacana com branco, preto, nude, rola a brincadeira com estampas mencionada acima e sendo jeans, pode tudo”, garante ela.

Além disso, Paula brinca que na hora de montar o look a dica é ter sempre o espelho como aliado para criar harmonia de cores. “Por que não usar um vestido com a cor Rose Quartz e combiná-lo com um cinto vermelho e uma sandália nude? Por que não usar uma camisa masculina de cor Rose Quartz com uma calça marrom? Provem, testem, tirem uma foto, analisem, troquem, comecem tudo de novo e vão sem medo”, sugere.

(Imagem - Google Imagens)

É claro que vamos ver muito por aí essas cores, é legal ficar por dentro das tendências, conhecer essas referências, a origem do perfil de produtos que chega até nós. Contudo, é preciso conhecer o que é significativo para cada um, o que realmente importa e faz a diferença na passarela das nossas vidas.

“Eu como designer de moda, não posso deixar de mencionar que: moda é uma questão de escolha. Tanto no assunto de cores, quanto sobre o modelo das peças. Quero dizer que muitas vezes não é porque está na moda que somos obrigados a comprar determinado produto. Cada vez mais as pessoas estão em busca de conforto, praticidade, elegância e do que realmente satisfaz seus desejos particulares. Permita-se conhecer melhor, você mesmo”, finaliza.

Conheça o trabalho da Paula, no blog: http://www.blogdapaulaunfer.com/.

Em breve confira aqui como você pode explorar essas cores na decoração de ambientes.