e- revista
5 dicas pra usar as cores do ano na decoração

Confira as sugestões da Publicitária e Decoradora Melissa Gressler

 

Esse ano, a Pantone lançou duas cores do ano, a Rose Quartz (Pantone 13-1520) e o Serenity (Pantone 15-3919). Tons que vão protagonizar diferentes cenários, como o da moda e da decoração, como ocorreu com o Marsala em 2015.

Melissa Gressler, publicitária de formação, decoradora de interiores e exteriores por vocação, considera que as duas cores são calmas, românticas e até infantis. Segundo ela, ambas traduzem o equilíbrio entre o feminino e o masculino.

“A clássica convenção azul para os meninos, rosa para as meninas, um equilíbrio do quente (rosa) e do frio (azul). Esta harmonia talvez represente uma resposta ao vermelho sangue que marcou o ano passado, com tantos atentados, tragédias ambientais e todo o drama dos refugiados na Europa. É um momento tenso no mundo todo, e talvez a tranquilidade que as cores propõe significa um respiro, um sopro de frescor e renovação em torno de tanta dor”, explica Melissa, que traz algumas dicas de como usar (ou não) essas cores na decoração de ambientes:

 

1. A decisão cromática em um ambiente sempre considera a questão “gosto pessoal”. Eu, particularmente, não gosto destes tons (embora seja louca por azul), e dificilmente recomendaria para um cliente só por estar na moda (embora concorde que a combinação do Rose Quartz e do Azul Serenity seja harmônica). Acho este tom de azul um pouco deprimente, e jamais usaria em uma grande superfície, como uma parede, por exemplo.

 

2. O Rose Quartz até arriscaria em parede, em um quarto ou até mesmo em uma cozinha, talvez. Também não vejo estas cores como ideais para áreas de refeições, e apenas usaria em áreas sociais se o espírito da decoração fosse algo mais campesino ou retrô, e com muito cinza no entorno!

Imagem - Google Imagens

 

3. Usaria em objetos menores, como uma cadeira de madeira, uma mesa lateral ou uma pequena cômoda, uma almofada com tecido estampado nas duas cores, ou em tecido em degradé. Cristais, como os muranos, ficam lindos nestas cores. Já vi experiências em revistas de decoração de sofás estilo chesterfield no Rose Quartz, e também uma cozinha nesta cor, mas acho enjoativo.

Imagem - Google Imagens

 

4. Creio que a base ideal para esta aplicação é um cinza neutro, tom médio, para um ar mais moderno, ou mesmo o branco ou o bege, para um ambiente suave.

Imagem - Google Imagens

 

5. Se fosse incluir uma terceira cor, seria um azul seguindo a paleta, mas em tom bem mais escuro.

Imagem - Google Imagens

 

Quer conferir mais dicas de como usar essas cores nos seus looks? Clica aqui e confira dicas com a designer Paula Unfer!