e- revista
O Abutre: dica de filme

É recorrente nos portais de notícias, conteúdos sensacionalistas, que apelam para a exposição de vídeos e fotografias que apresentam pessoas em uma situação vulnerável.

É fato que é cada vez mais frequente a busca desenfreada por dar o ‘furo da notícia’ em detrimento da ética profissional. Observa-se essa lógica no dia a dia da rotina jornalística.

Por isso, é necessário colocar em pauta essa cultura editorial e discutir entre os profissionais da área. Um filme que pode auxiliar nessa reflexão é o “O Abutre”, lançado em 2014 e dirigido por Dan Gilroy.

A história é um suspense que satiriza esse contexto. Como não consegue um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) opta por mergulhar, como freelancer, no jornalismo criminal seguindo a trilha de roubos, acidentes e crimes em Los Angeles.

O objetivo  de Louis é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar cada detalhe em foto e vídeo, e depois tentar vender aos veículos de comunicação locais. Quanto mais “sangue” melhor. E quanto mais dinheiro dar, maior a motivação.

Confira o trailer abaixo:

E claro, o filme está disponível na Netflix!!!