e- revista
A bike como: meio de transporte, esporte e saúde

            Há muito tempo, a iniciativa de andar de bicicleta, deixou de ser apenas por esporte e lazer. Ela se tornou uma opção de vida saudável e preocupação com o meio ambiente.  

            Todos os anos, em diversos lugares do mundo, a segunda sexta-feira do mês de maio, foi aderido como o dia mundial do “Vá de bike ao trabalho”. Uma iniciativa criada em 1956 nos Estados Unidos, por uma Liga de Ciclistas com o intuito de mostrar que a bicicleta é uma opção viável para ir ao trabalho, no Brasil essa ideia é mais recente, surgiu em 2013, e desde então várias pessoas praticam essa ideia.

            E você, vai de bike ao trabalho hoje e todos os outros dia do ano? Ou pedala depois do expediente? Em Ijuí, existem pessoas que aderiram à bike como meio de transporte. Uma história que também já contamos aqui, mas também existem grupos de ciclistas que se organizam para a prática desse esporte. A cada semana, uma diferente descoberta. Uma iniciativa, para integrar pessoas que curtem andar de bike e aumentar o círculo de amizades por algo em comum. O “Las Monaretas Bike Club Ijuí”, nome dado ao grupo de ciclistas, há três anos se reúnem com a finalidade de marcar pedaladas. 

            Atualmente com 82 integrantes oficiais, o grupo é formado por homens e mulheres. A presidente do Las Monaretas: Daiane Marks Strey fala que a cada ano que passa o grupo ganha novos integrantes e a partir disso eles mantem uma diretoria, para a coordenação das atividades “No final do ano de 2015, estabelecemos uma diretoria para organizar as ações do grupo, com o objetivo de estimular o crescimento do ciclismo no município Ijuí, através de ações sociais e coletivas como por exemplo conscientização no trânsito. Também realizamos a confecção de um uniforme para melhor identificação do grupo”.

            As redes sociais também são uma aliada do grupo, a comunicação cotidiana, para ideias de trajeto e horários das pedaladas são trocadas entre uma mensagem e outra, conforme disponibilidade de cada um. “Os trajetos escolhidos pelo grupo, são  sempre uma aventura. São passeios no centro da cidade, trajetos pelo interior, com direto a visitas em cascatas, usinas,  asfalto, e até mesmo outras cidades, como: Ajuricaba, Mauá, Santo Augusto, Joia, Santo Ângelo”. Acrescenta.

Pedal Tartaruga

            As quartas- feira o Grupo de ciclistas Las Monaretas Bike Club Ijuí, promove  o “Pedal  Tartaruga”, destinado aos seus integrantes e também a comunidade em geral. Para participar, basta ter iniciativa, e ter os equipamentos de segurança. “Esse pedal é leve, os períodos de pedalada são curtos. Nesse pedal, fica a frente um líder que tem como tarefa comandar o trajeto. Estamos sempre atentos à segurança dos ciclistas, incentivando o grupo a seguir as leis de trânsito, para sua própria segurança”. Argumenta a presidente do grupo.

Benefícios

            Recorrer à prática de exercícios é a melhor maneira para angariar ganhos duradouros à saúde e o ciclismo pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável: promessa comum que se costuma fazer em todo começo de ano. Para Daiane, presidente do grupo, de ciclistas os benefícios vão além dos físicos, são mentais e sociais. “Ao mesmo tempo em que exercitamos nosso corpo, também conhecemos lugares e pessoas novas. Trocamos experiências e aprendemos a respeitar as diferenças e objetivos de cada um”.

E você, gosta de pedalar?

Em nossa galeria de imagens, você pode conferir alguns registros desse grupo. Vem ver!

 

 

 

+ Bike + bicicleta + v de bike + esporte + lazer e sade.